Por Nelson Melo
Índios das aldeias Januário e Piçarra Preta bloquearam o km 250 da BR-316, no município de Pindaré-Mirim, distante 167 quilômetros da capital maranhense, na manhã desta segunda-feira (20), em atendimento a uma mobilização nacional. O grupo protestava contra a Proposta de Emenda Constitucional 215 (PEC 215) e em reação às mortes de indígenas no Brasil em função da disputa por terras.
protesto111Índios das aldeias Januário e Piçarra Preta bloquearam o km 250 da BR-316
A interdição começou logo cedo, nos dois sentidos da via federal, conforme verificado pelo Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal (Nucom/PRF), a partir de informações colhidas com os inspetores. O grupo, portando faixas cujo conteúdo mostrava sua indignação e reivindicações, colocou galhos de árvores na pista, incendiando-os, a fim de que nenhum veículo seguisse seu percurso, como parte do que haviam planejado.
Os índios querem que a PEC 215 – que, caso aprovada, irá transferir do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas e unidades de conservação, alterando a Constituição Federal – não seja aprovada no Congresso Nacional. Por volta do meio-dia, como o cacique já tinha comunicado, o protesto foi encerrado, com a liberação da rodovia e os galhos queimados retirados da pista. FONTE JORNAL PEQUENO.