Por Nelson Melo
Seis integrantes de uma quadrilha especializada no roubo de cargas nas cidades maranhense de Barra do Corda, Presidente Dutra e Tuntum foram apresentados ontem (18) na Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP/MA), em São Luís. O bando, segundo dito na coletiva, atacava caminhões e subtraía as mercadorias. Um dos presos é o líder do grupo, Jarles da Silva Bezerra, o “Shaolim”.
????????????????????????????????????Bando especializado em roubo de cargas sendo apresentado no auditório da SSP. (Foto: G. Ferreira)
Conforme o delegado Lúcio Rogério Reis, chefe do Departamento de Combate a Roubos a Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), a quadrilha estava agindo naquelas regiões desde outubro do ano passado, e, até fevereiro deste ano, teria praticado ao menos cinco assaltos. Já de maio para cá, ocorreram outros dez roubos.
De acordo com o delegado, o grupo fechava os caminhões, especialmente os do Grupo Mateus (vindos de Imperatriz), em carros como Saveiro, Parati e caminhonetes, impedindo o prosseguimento do percurso do veículo maior. Depois, rendiam o motorista e os levavam para um lugar rural, fazendo-os reféns em cativeiros “até que a carga fosse passada para outro veículo”, sendo encaminhada para chácaras e fazendas, para serem revendidas aos receptadores, que seriam comerciantes.
A vítima, mesmo liberada, recebia ameaças constantes dos criminosos, segundo Lúcio. Este relatou que a última ação dos bandidos aconteceu no dia 9 deste mês, na mesma região de abrangência da quadrilha, que já deu um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos donos de supermercados. Diante de tantas ocorrências, equipes do DCRC se deslocaram a Barra do Corda, com o apoio da Delegacia Regional da região, fazendo levantamentos e identificando os suspeitos. Como resultado de mandados de busca e apreensão e outros de prisão preventiva, eles foram localizados.
Foram presos, no sábado (16), “Shaolim”; Jesmiel da Silva Bezerra, o “Cleilson”; Márcio Lourenço Oliveira Lima, conhecido como “Magrão”; Thalisson Ilque Carvalho de Alcântara, o “Cajueiro”; Antônio Crispim de Oliveira e Leonardo Lima Mora. As incursões, segundo o delegado da Seic, começaram em Tuntum, passando por Barra do Corda e Presidente Dutra. A carga roubada do último assalto foi recuperada, sendo apreendida em um sítio mantido pelos suspeitos.
Lúcio Rogério descreveu que a quadrilha era composta por três grupos, que agiam em conjunto ou separadamente, mas “Shaolim”, o líder, comparecia nos três locais, mantendo contato com os demais comparsas. Agora, de acordo com o delegado-geral Lawrence Melo, outros dez integrantes do bando estão sendo procurados, tendo sido identificados, com prisões preventivas já solicitadas ao Poder Judiciário. Ele ressaltou que, além das prisões, ocorreram, ainda, apreensões de dois revólveres calibre 38 e uma escopeta calibre 12.
O delegado André Gossain, titular do Grupo de Resposta Tática (GRT), que é uma unidade da Seic, também esteve presente na coletiva, juntamente com Lawrence Melo e Lúcio Rogério Reis.
APREENSÃO EM TIMON
Será investigada, como dito pelo delegado-geral, uma possível relação entre os roubos registrados em Barra do Corda e os similares ocorridos em Timon, onde 145 caixas de desodorantes, cuja carga total foi estimada em R$ 844.929,84 mil, foram apreendidas pelas delegacias regionais de Caxias e Timon no último dia 14. Estes produtos eram subtraídos de carretas e vendidos ilegalmente em comércios da cidade.JORNAL PEQUENO