JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

OPINIÃO: Eleições 2016, de volta à bala?

OPINIÃO: Eleições 2016, de volta à bala?

| Por Geraldo Iensen
OPINIÃO: Eleições 2016, de volta à bala?
Nos bastidores da crônica política muito se fala no clima das eleições 2016. Tudo é lei! E tudo foge á lei quando ninguém está olhando. Essa é uma impressão que temos. Há não muitos anos as disputas eleitorais, com muita frequência, terminavam na bala, no tiroteio e muitas vezes em mortes.
Embora sempre haja casos envolvendo violência, crimes e armas houve um período de mais tranquilidade. Em 2004 fazendo uma campanha no Itinga – MA lembro de um pneu de carro de som abatido a tiros, mas de forma geral tem-se saído ileso das campanhas.
Na madrugada de hoje tivemos o primeiro caso que nos faz abrir os olhos e pensar no que pode acontecer. Ocorreu em Paço do Lumiar, mais precisamente no Maiobão. O Comitê de Domingos Dutra foi apedrejado e atingido por ovos. Os executores estavam em dois carros que, segundo Dutra, já circulavam pela área há dias. O grupo também deixou cartazes com ameaças ao candidato do PC do B, à prefeitura do município. “Paço do Lumiar se transformou em refúgios de quadrilhas.  Nos últimos 12 anos, três prefeitos foram presos. Estes grupos estão desesperados com a minha vitória.  Sou alvo de todos”. Declarações de Domingos Dutra que, segundo pesquisa recente, está em primeiro lugar na preferência do eleitorado luminense.
Já se esperava uma campanha com muito acesso à justiça eleitoral, tomara que não caia no rol da justiça comum, com crimes contra a pessoa, o que vai deixar o processo ainda mais tenso.
Nestes tempos de Lava-Jato, de delações, de acusações e condenações sobra um eleitor estupefato, que já se acostumou com desvios éticos, com manobras questionáveis e, frente a isso, tribunais que, parece, afrouxam o pouco que há de bom nas últimas conquistas, como a Lei da Ficha Limpa, por exemplo. Com a última decisão do STF, de retirar dos TCE’s a prerrogativa de aprovar/desaprovar contas dos executivos municipais, um jacá de fichas sujas ganha fôlego para continuar na bandalheira. Agora voltam as Câmaras Municiais aprovar/desaprovar as contas dos prefeitos. As Câmaras municipais? Ah, As Câmaras Municipais. Semana passada, a Câmara Municipal de Bom jardim revogou o decreto legislativo que cassou a prefeita Lidiane leite e a reconduziu ao cargo.  
Enquanto o vai e vem de decisões confunde ainda mais a cabeça do eleitor, este ser que se persigna insistentemente, os “operadores da política” já estão à solta. Se a polícia e a justiça não intervierem prontamente, só as mães de Deus.TV GUARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre