JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Sarney investigado em inquérito da Lava Jato


Sarney investigado em inquérito da Lava Jato
O ministro do supremo Tribunal Federal Edson Fachin, novo relator da Operação Lava Jato, começou a atuar determinando abertura de inquérito para investigar José Sarney, além dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL). A determinação vem em resposta a pedido da Procuradoria geral da república.

A acusação de que Sarney e os senadores citados cometeram crime de embaraço às investigações da Operação Lava Jato veio de gravações feitas por Sérgio Machado ex-presidente da Transpetro e um dos acusados na Operação, que fez acordo de delação.

Segundo o procurador geral da República, Rodrigo Janot, os áudios demonstram de forma clara e incontestável que há um plano para embaraçar a investigação.   Janot chama os citados de “integrantes da quadrilha” e afirma, no pedido de abertura de investigação, que “Uma das formas de atuação é a manipulação do próprio aparelho estatal para atuar em favor da organização criminosa”.
José Sarney é o único que estreia como investigado na Operação Lava Jato, os outros já são alvo de outros inquéritos. Renan Calheiros, por exemplo está em nove inquéritos. O delator Sérgio Machado afirma, em depoimentos, que repassou ilicitamente, através de contratos da Transpetro, mais de 32 milhões de reais para Renan Calheiros; R$ 21 milhões para Jucá; e R$ 18,5 milhões para o ex-presidente José Sarney.
Em dezembro de 2014, em discurso de despedida no plenário do Senado, Sarney fez comentários sobre doações de empresas; disse que era preciso termos “regras claras” para as doações em campanhas eleitorais, para não haver "cooptação de vontades". "Estabeleceu-se uma promiscuidade entre cargos, empresas e setores da administração que apodreceu o sistema em vigor", afirmou o ex-presidente.

Fique ligado nas principais notícias pelas nossas redes sociais. Curta a TV Guará no Facebook e siga também no Instagram Twitter. Tem alguma denúncia? Mande suas informações para o nosso whatsapp pelo número (98) 99103-2323 ou via portal@tvguara.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre