
– (arquivo/Quatro Rodas)
Para que serve aquela faixa serigrafada nos para-brisas dos automóveis? – Bruno Setti, Recife (PE).
Ela serve principalmente para dar acabamento dos vidros laminados que são colados na moldura do para-brisa. Assim, ela esconde imperfeições dessas áreas e até equipamentos, como retrovisor interno, antenas ou sensores de chuva ou luminosidade – neste caso, essafaixa avança na parte central do vidro.
No processo de fabricação, o para-brisa laminado é composto de duas lâminas de vidro e, no meio, uma película plástica, o PVB (Plástico Polivinil Butiral) para a colagem das duas partes externas.
Além da questão visual, essa faixa preta ao redor do para-brisa (na verdade uma pintura com base cerâmica) protege o PVB dos raios ultravioleta, que em casos extremos poderiam deteriorar as propriedades do adesivo selante.
Os pontilhados funcionam como uma zona de transição entre a faixa preta e a parte translúcida do vidro, suavizando não apenas a estética como a incidência dos raios do sol ao passar de uma área para outra.

– (divulgação/Jeep)
Em modelos como o Jeep Renegade, que ilustra a foto acima, a faixa serigrafada também esconde um dos chamados eastern eggs – no caso do Renegade, trata-se da silhueta de um Jeep MB clássico, na base do para-brisa.
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Fonte: Quatro Rodas Abril
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