ESCRITO PORMARIANA BUENO
THINKSTOCK
Você sabia que geralmente quem sofre de mau hálito não percebe? E esse problema atinge mais de 40% dos brasileiros. Isso significa que há grandes chances de você ter esse problema, mas não se dar conta.
Leia também:
Mau hálito: 6 formas de descobrir se você sofre desse mal
"Alimentos detergentes" ajudam a combater o mau hálito; veja a lista
Escova bem os dentes, mas tem mau hálito? Descubra qual pode ser a causa
Mau hálito: 6 formas de descobrir se você sofre desse mal
"Alimentos detergentes" ajudam a combater o mau hálito; veja a lista
Escova bem os dentes, mas tem mau hálito? Descubra qual pode ser a causa
Para ajudar a identificar, o médico Salomão Carui, especialista em halitose e medicina do sono, listou alguns sintomas do mau hálito. E, se você tiver, procure ajuda. É que além do odor desagradável, o mau hálito pode causar mais de 50 doenças, como inflamações na garganta, distúrbios no fígado e no estômago. "A boa notícia é que o problema tem solução", afirma o médico.
Como saber se tenho mau hálito
THINKSTOCK
Você bebe pouco líquido: "Quem bebe líquido em volume menor que o adequado promove ressecamento de todos os tecidos. Alguns deles necessitam de lubrificação para manterem-se vivos. Portanto, pouco líquido significa morte celular tecidual, que causa maus odores", diz.
Você fuma: "O cigarro, charuto, cachimbo e outros, promovem um odor terrível, que ainda se somam a outros odores. Em linguagem simples, imagine uma lata de lixo com um único dejeto, por exemplo, um ovo. E em comparação, uma outra lata de lixo com o ovo e outros dejetos. Obviamente esta segunda lata tem odor pior devido à somatória de odores", explica.
THINKSTOCK
Você tem o intestino preso: "O intestino preso mostra que há um 'ressecamento' de tecidos, ou seja, morte celular tecidual que causa mau cheiro".
Fica muitas horas sem comer: "Quem fica muitas horas sem se alimentar tem o característico hálito do jejum, que é o mesmo do 'hálito matinal fisiológico'. Todos acordamos com hálito forte pela manhã, pois ficamos muitas horas sem nos alimentarmos".
Respira pela boca: "A respiração bucal não é fisiológica e, portanto, traz o odor característico do paciente gripado e/ou resfriado com severa obstrução nasal".
Ronca: "O ronco é a mesma situação que a respiração bucal", diz.
THINKSTOCK
Tem diabetes: "O hálito do diabético pode ser em hiperglicemia ou hipoglicemia, é como um cheiro de maçã passada ou de manteiga rançosa".
Sente a boca seca com frequência: "Sentir a boca seca com frequência significa que a pessoa está com ressecamento tecidual, que indica tecido morto".
THINKSTOCK
Tem tártaro: "O tártaro é característico de higiene oral inadequada, que como consequência traz a halitose", diz.
Usa aparelho ortodôntico ou prótese dentária: "O uso de próteses e aparelhos dentários requer um maior cuidado na higiene oral, pois podem facilmente acumular resíduos alimentares que geram mau odor", afirma.
Tem sangramento na gengiva ao escovar os dentes ou passar fio dental:"Indica periodontite, que é uma infecção gengival que gera mau hálito".
THINKSTOCK
Apresenta placa esbranquiçada no fundo da língua: "Causada por resíduos de alimentos, tecidos e bactérias, com odor característico de resíduos".
Percebe eventualmente pequenos flocos de cor amarelada ou branca de odor desagradável expelidos da garganta: "Esses flocos são os chamados 'caseos' amígdalianos, que são restos de alimentos, tecidos e bactérias", explica.
Toma bebidas alcoólicas mais de duas vezes por semana: "O álcool é um irritante do trato digestivo e traz o cheiro característico dessa agressão. Basta lembrar de encontrar uma pessoa que ingeriu bebida alcoólica em uma ocasião que você não ingeriu e notará claramente essa halitose".
Masca chicletes ou chupa balas: "Chicletes ou balas são mascaradores. É como colocar perfume em um corpo suado para 'mascarar' o odor", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre