Receitas "milagrosas" não matam o coronavírus, alerta o Ministério da Saúde. | Reprodução
Ouça esta reportagem
Receitas "milagrosas" que prometem matar o coronavírus têm circulado nas redes sociais. Uma delas é que fazer gargarejo com sal e vinagre mata o vírus causador da Covid-19. Mas, afinal, isso é fato ou fake? As informações são do UOL.
Segundo a mensagem: "Por 3 a 4 dias, o vírus fica restrito a garganta. Assim, nesta fase, fazer gargarejos já ajuda a minimizar o impacto."
Não acredite nisso! Segundo especialistas, o coronavírus infecta as células do pulmão, não da garganta ou do nariz. Eles apenas usam o nariz e a garganta como porta de entrada no corpo. A tosse e a coriza (nariz escorrendo) são sintomas do vírus se multiplicando e o corpo reagindo.
Fazer gargarejos não vai matar o vírus, mas pode aliviar aquela coceira na garganta.
Por infectar as células do pulmão, o vírus pode mesmo causar pneumonia, mas isso só acontece nas pessoas mais debilitadas, com imunidade muito baixa, principalmente idosos. Em pessoas jovens ele causa uma gripe.
O Ministério da Saúde alertou ainda, que "até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre