Na noite desta segunda-feira (13), o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, divulgou em seu Twitter o mais recente boletim epidemiológico sobre o coronavírus no estado. De acordo com as informações, o dia terminou com 33 novos casos confirmados de covid-19 e mais 5 óbitos, totalizando 478 casos confirmados no Maranhão e 32 mortes.
São suspeitos 2.606 casos de covid-19 no estado e 68 pessoas foram recuperadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

AÇÕES

Na tarde desta segunda, o secretário da saúde, Carlos Lula, divulgou também em seu Twitter a ação de combate ao coronavírus realizada hoje nos bairros do Cohatrac, Cidade Operária e São José de Ribamar. O objetivo foi a orientação aos serviços não essenciais para suspenderem o funcionamento em cumprimento ao decreto do estado.
Também foi informado pelo secretário outra iniciativa na luta contra a covid-19 na capital maranhense. Serão instalados 50 novos leitos no Hospital Nina Rodrigues e mais 52 no Hospital do Servidor. Outra novidade é que será utilizada a estrutura do município na região do Bacanga para dar suporte à UPA na área.

ALERTAS

O secretário fez ainda um alerta para os adultos, ressaltando que em todo o Maranhão, 282 casos (de acordo com o boletim de domingo) estão na faixa de 20 a 49 anos* (65%), mostrando que a doença está infectando mais adultos.
Ele também ressaltou a importância de organizar as idas aos supermercados. “De preferência, apenas uma vez por semana! Um estudo da #Finlândia mostra que as partículas do vírus, mesmo a distância, ficam suspensas no ar muito tempo em locais fechados”, disse. O IMPARCIAL