JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

sábado, 18 de abril de 2020

LITERATURA INFANTIL Dia de Monteiro Lobato: 5 obras que toda criança deveria ler


O escritor foi o pioneiro na literatura paradidática, que, entre outras características, faz com que a criança aprenda enquanto brinca e lê



Reprodução
Também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, o Dia de Monteiro Lobato é celebrado no dia 18 de abril. O escritor, homenageado com a data, nasceu em 1882, na cidade de Taubaté, em São Paulo. Além de escritor ele foi editor, fundador da Editora Monteiro Lobato e mais tarde da Companhia Editora Nacional. Antes de Lobato todos os livros eram impressos em Portugal, foi ele que iniciou o movimento editorial brasileiro.
O escritor foi o pioneiro na literatura paradidática, que, entre outras características, faz com que a criança aprenda enquanto brinca e lê. Em suas obras são preservados os costumes do povo do interior e as lendas do folclore brasileiro.
Veja a seguir algumas das principais obras do autor que todas as crianças deveriam ler:

A menina do narizinho arrebitado


O livro conta a famosa história da menina orfã, Lucia, cujo apelido é Narizinho Rebitado, vive num sítio com sua avó de 70 anos e uma empregada chamada Tia Anastácia. Ela tem uma boneca de pano “muito feiosa” chamada Emília.
Essa foi a primeira história infantil de Monteiro Lobato, publicada em 1920. O sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, a boneca Emília, o Saci e o Visconde de Sabugosa, que posteriormente seriam eternizados no Sítio do PicaPau Amarelo, produzido pela primeira vez para a TV no final dos anos 1970.

Urupês


Urupês é uma coletânea de contos e crônicas do escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerada sua obra-prima e publicada originalmente em 1918.
Inaugura na literatura brasileira um regionalismo crítico e mais realista do que o praticado anteriormente, durante o romantismo.


O poço do Visconde


O Visconde descobrira entre os livros de Dona Benta um tratado de geologia e pusera-se a estudar essa ciência – a história da terra, não da terra-mundo, mas a terra-terra, da terra-chão. O pessoal do sítio estava justamente pensando em escavar um poço de petróleo. Ninguém melhor do que o pequeno sábio para introduzi-los nos mistérios da geologia.


Fábulas


Histórias que divertem e, ao mesmo tempo, trazem uma lição de moral, as fábulas têm como personagens principais os bichos, que falam, pensam e interagem com os homens. Carneiros unidos contra uma raposa, um burro metido a juiz, um macaco que passa a perna no gato e muitos outros animais povoam as páginas deste livro.



Dom Quixote das Crianças


Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e Sancho Pança, seu gorducho escudeiro? Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes, há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. E aqui, recontada por Dona Benta, fica ainda mais saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre