AAloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma espécie de planta do gênero Aloe. Ela cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais.

babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele.

Vale lembrar que o uso interno da babosa está contraindicado para crianças, grávidas e durante a amamentação, assim como em pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, disenterias e nefrite.

É também muito importante que se verifique se a babosa é do tipo Barbadensis miller, pois esta é a mais indicada para o uso humano, sendo que as outras podem ser tóxicas e não devem ser consumidas.

Para que você conheça a fundo alguns dos poderes da babosa, nós listamos alguns benefícios que ela traz para a pele e o cabelo. Confira!

Combate as rugas

Especialistas recomendam usar o gel de babosa como creme facial para manter a pele rejuvenescida. Isso porque ele estimula a produção de colágeno, combatendo as rugas e aumentando a elasticidade da pele.

O gel, encontrado na parte de dentro das folhas, é rico em vitaminas, enzimas, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias que hidratam e fazem superbem à pele. Por isso, uma boa dica é preparar um creme de babosa e também adicionar outros ingredientes naturais.

Elimina as caspas

Por conter enzimas que eliminam as células mortas, a babosa, é uma planta que pode ser usada no tratamento da caspa, uma vez que a caspa é formada por placas de células mortas. Para isso é preciso lavar o cabelo com o gel do aloe vera ou usar produtos que contenham a babosa como ingrediente.

Tem poder anti-inflamatório e cicatrizante

O gel da aloe vera é um dos principais cicatrizantes naturais que existem. Isso porque ele consegue regenerar bem os tecidos da pele, podendo ser usado em cicatrizes de acnes, machucados, queimaduras e manchinhas.

Além disso, ele é ótimo para aliviar sintomas de inflamações – podendo ser usado como remédio para focos de dermatite e feridas, pois também atua como antibactericida.

Reduz queda de cabelo

Além de reduzir a queda de cabelo, a babosa pode até evitar a queda completamente. A planta ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.

Limpa as camadas profundas da pele

A babosa funciona como uma excelente base para um esfoliante pois além de hidratar a pele, fornece oxigênio importante para manter as células mais profundas fortes.

Hidrata o cabelo e estimula o crescimento

A babosa possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios e couro cabeludo. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte.

Proporciona uma massagem melhor

Por conta de sua textura mais gelatinosa, a babosa também é ótima para fazer massagens na pele. Para quem sofre com enxaquecas, por exemplo, uma boa dica é usar o gel para massagear as têmporas, a nuca e os ombros para relaxar. Você pode adicionar algum óleo, como o de camomila, para tranquilizar, dar um cheiro agradável à solução e também facilitar na hora de massagear.

Fonte: Tua Saúde

PUBLICIDADE