Amenopausa é um evento fisiológico e normal da vida de toda mulher referente a última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos. O período que segue após a cessação da menstruação é chamado de climatério.

Parte das mulheres que passam pelo climatério relata algum dos seguintes situações: ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido e sintomas depressivos como choro fácil, tristeza e desinteresse em fazer determinadas coisas.

Algumas pessoas encaram a menopausa como como um problema de saúde. No entanto, a verdade é que ela não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.

Para esclarecer algumas dúvidas comuns em relação ao assunto, separamos 5 mitos e verdades sobre a menopausa. Confira:

A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos

Verdade. A redução do estrogênio desestimula a produção de colágeno, a substância responsável pela elasticidade da pele. Por isso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Esse mesmo motivo faz com que haja queda de cabelo e as unhas se tornem mais finas.

Existe uma dieta específica para a menopausa

Mito. De acordo com a especialistas, não existe um tipo de dieta específico para o período, o que existe são recomendações de alimentos que podem proporcionar benefícios, no sentido de amenizar os sintomas da menopausa. Mas, nem todas as mulheres poderão se alimentar tendo como base uma lista rigorosa de alimentos e igual para qualquer uma.

A menopausa causa diminuição da libido

Verdade. A menopausa provoca a diminuição da libido (hormônio responsável pelo desejo ou impulso sexual) por conta de uma considerável redução na produção de estrogênio, o que causa algumas alterações da resposta do corpo na preparação para o sexo. Por conta desta redução, a vagina tende a ficar mais ressecada na menopausa, o que pode ocasionar dor ou desconforto na relação sexual.

O único tratamento possível é a reposição hormonal

Mito. A reposição hormonal só é necessária quando a queda na produção de estrogênio possa causar alguma doença mais grave. Esta avaliação deve ser feita por profissional de saúde e não é indicada a auto-medicação. Existem públicos que não tem indicação de fazer a reposição de hormônios. Por isso, tem outros tratamentos que amenizam os sintomas, como os fitoterápicos. O uso indevido e desnecessário de hormônios para reposição hormonal pode causar danos para a saúde.

Para amenizar os sintomas, é preciso se alimentar bem e praticar exercícios físicos

Verdade. Bons hábitos de saúde colaboram para manter o bom humor e a disposição, o que ajuda a encarar as mudanças da menopausa. Eles também reduzem as chances de surgimento da osteoporose e das doenças cardíacas.

Fonte: Blog da Saúde