JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

terça-feira, 9 de junho de 2020

ESTUDOS PRELIMINARES Covid-19: pacientes com sangue tipo A correm mais risco, diz pesquisa


 Autor: Com informações do Metrópoles
    

 | Reprodução

Uma pesquisa feita por um grupo de geneticistas europeus encontrou uma relação entre as variações genéticas e complicações nos quadros de Covid-19. O estudo em versão preliminar publicado no início deste mês no site medRxiv mostra que o tipo sanguíneo A está associado a um aumento de até 50% na probabilidade de aumentar o risco de agravamento da doença. 

Os estudiosos observaram que variações em dois pontos do genoma humano, incluindo o gene que determina os tipos sanguíneos, estão associadas ao risco de os pacientes desenvolverem insuficiência respiratória, agravando o quadro clínico dos mesmos. 

O estudo foi desenvolvido por uma equipe de Andre Franke, geneticista molecular da Universidade de Kiel, na Alemanha, e contou com a colaboração de médicos da Espanha e da Itália. Durante a pesquisa, foram escaneados o DNA de 1.610 pacientes que precisaram de oxigenação durante o tratamento. Essa técnica é chamada genotipagem e o procedimento foi feito a partire da extração do DNA de amostras de sangue. 

Pará registra três óbitos e mais 22 novos casos de Covid-19

USP desenvolve vacina por spray nasal contra a covid-19

Franke integra a Iniciativa Genética Anfitriã da Covid-19, um projeto internacional onde mil pesquisadores em 46 países publicam os dados de coletas das amostras de DNA de pessoas diagnosticadas com a doença.

Resultados semelhantes

Outro estudo que também segue a mesma linha foi realizado na China. Um grupo de pesquisadores analisou amostras sanguíneas de 2.173 pacientes e concluíram que as pessoas com sangue do tipo A eram mais suscetíveis ao Sars-CoV-2 e as de tipo O, mais resistentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre