JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

terça-feira, 9 de junho de 2020

REFERÊNCIA NACIONAL Ministro da Saúde elogia ações do Governo do Pará contra a covid-19


O ministro interino Pazuello ressaltou como a inauguração da policlínica conseguiu, em três dias, achatar a curva de contaminação da covid-19.

 terça-feira, 09/06/2020, 17:49 - Atualizado em 09/06/2020, 17:54 -  Autor: DOL

    

A Policlínica Metropolitana de Belém foi usada como modelo de eficiência nacional.
 A Policlínica Metropolitana de Belém foi usada como modelo de eficiência nacional. | Agência Pará

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, elogiou e usou como exemplo de sucesso o trabalho feito pelo governo do Estado do Pará para atenuar a curva de contágio da Covid-19 na capital paraense por meio dos atendimentos na Policlínica Metropolitana de Belém. Pazuello falava à comissão especial da Câmara dos Deputados formada para acompanhamento de ações de combate à pandemia, no início da tarde desta terça-feira (9).

“Hoje, você ficou com sintomas e você acha que pode ser covid, você tem que ir procurar os postos de triagem, o atendimento básico, as policlínicas que estão focadas em tratamento de covid. Com essa medida, muitos Estados e municípios reverteram o quadro”, comentou o ministro interior da Saúde. 

“Uso aqui o exemplo de Belém. Lá, ficou claro, no momento em que a curva estava muito alta na capital, foi inaugurada a policlínica que é o posto de triagem. Imediatamente, três dias depois, a curva começou a cair e voltou hoje à normalidade. Na capital e na região metropolitana. Imediatamente”, completou Pazuello. 

Veja o vídeo, no trecho entre 8:55 minutos e 12 minutos.

A Policlínica Metropolitana de Belém começou a atender exclusivamente casos de Covid-19 no dia 21 de abril por determinação do governador Helder Barbalho. Somente nos três primeiros dias, foram cerca de 1.800 pessoas atendidas. 

Na Policlínica, foi implantando um sistema de triagem com fluxo linear, que agilizou o atendimento e permitiu que o paciente ficasse o mínimo de tempo possível dentro da unidade. Radiologistas também estavam de plantão durante todo o período de funcionamento para a liberação imediata dos laudos de tomografia.

O objetivo do atendimento exclusivo para casos de Covid-19 na policlínica foi desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os prontos-socorros, realizando a triagem dos casos de baixa, média e alta complexidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre