Ojejum intermitente se trata de um cronograma de alimentação em que a pessoa fica períodos sem se alimentar ou consumindo apenas líquidos e alimentos de baixa caloria, sendo um método de emagrecimento.

Através dele, o corpo acaba utilizando estoques de gordura e com isso acontece uma perda de massa gorda. Normalmente especialistas indicam entre 10 a 24 horas de jejum intermitente, que pode ser feito diariamente ou em alguns dias da semana. Para realizá-lo, lembre sempre de ter um acompanhamento médico.

Por ser um assunto tão discutido, separamos 4 mitos e verdades sobre ele. Confira:

Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de dieta

Mito. Especialistas contraindicam o jejum intermitente em crianças, adolescentes, idosos, diabéticos que fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes e gestantes, pois o carboidrato, por exemplo, precisa estar na refeição para dar energia. 

É necessário fazer um processo de adaptação antes

Verdade. O indivíduo que quer aderir à prática precisa rechear o cardápio com alimentos naturais e saudáveis, que saciam a fome e não engordam. Então, diminua a quantidade de carboidratos, como arroz, macarrão e pães; corte o açúcar da alimentação.

Não pode ingerir nada durante o jejum

Mito. Quando estiver fazendo o jejum intermitente, é importante beber muito líquido para que o organismo não desidrate. Está liberado consumir tudo aquilo que não possui calorias, como água natural ou aromatizada com limão e gengibre, café e chá, sem açúcar ou adoçante.

Não é recomendável praticar exercícios durante o jejum

Slim girl with centimeter on white. Closeup woman measuring her waist with tape. Weight loss concept

Verdade. Quem faz atividades físicas precisa ter um suporte adequado de nutrientes. Especialistas afirmam que se a pessoa passar muitas horas sem se alimentar e, nesse tempo, for praticar exercícios pesados, ela pode ter hipoglicemia.