Nesse dia especial, saiba mais sobre essa importante forma de imunização
ODia da Vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é comemorado todo 1º de julho. Ela foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin e protege contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, provocada por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.
A vacina BCG não é recomendada a prematuros com menos de 2kg, que devem atingir este peso para receber a imunização. Ela também é contraindicada em casos de baixa imunidade e de recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam ter causado a diminuição da imunidade do feto na gestação.
Nesse Dia da Vacina BCG, conheça mais sobre essa importante forma de imunização. Veja 5 mitos e verdades sobre a vacina:
A vacina BCG é indicada para ser aplicada nas crianças logo ao nascer

Verdade. O Ministério da Saúde tornou obrigatória a administração da BCG em crianças em 1976. A recomendação é que vacina seja aplicada em crianças entre 0 e 4 anos, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê, ainda na maternidade. A dose é única. Caso não seja possível vacinar criança, ela pode ser aplicada em qualquer outra idade, mas o grau de proteção é menor.
A vacina BCG não está disponível nos centros de saúde

Mito. A vacina está disponível nas salas de vacinação dos postos de saúde, sendo ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela pode também ser encontrada nos serviços privados de vacinação. Não esqueça de levar o cartão de vacina do bebê.
Pesquisadores estudam o uso da vacina BCG como base para imunização contra Covid-19

Verdade. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolvem estudos sobre vacinas para proteger a população contra o novo coronavírus. Uma dessas pesquisas, feita pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciência Biológicas (UFMG) tem como base a BCG. Os especialistas na área da saúde creem que a vacina pode acelerar o sistema imunitário humano e dessa forma combater ativamente a infeção provocada pela covid-19.
A vacina BCG só tem efeito se ficar a cicatriz

Mito. A Organização Mundial da Saúde aponta que a ausência da cicatriz de BCG após a vacinação não é indicativo de ausência de proteção. Por isso, as crianças que não apresentarem cicatriz vacinal após receberem dose da vacina contra tuberculose (BCG) não precisam ser revacinadas.
A vacina BCG tem um alto percentual de adesão

De acordo com o Ministério da Saúde, a BCG é uma das vacinas com maior adesão atualmente. Por isso, no Brasil quase não são mais registradas as formas graves da tuberculose. O IMPARCIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre