JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

quinta-feira, 9 de julho de 2020

SAÚDE Colo do útero: Conheça 5 curiosidades que toda mulher precisa saber


Porção inferior do útero em que se encontra a abertura do órgão, o colo do útero separa os órgãos internos e externos da genitália feminina

O útero é um órgão muscular pertencente ao sistema reprodutor feminino. Ele apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura. (Foto: Divulgação)

colo do útero, também conhecido como cérvix, é uma parte da anatomia feminina que muitas vezes não recebe a atenção necessária. Ele é a porção inferior do útero em que se encontra a abertura do órgão, localizando-se no fundo da vagina. Sua função é separar os órgãos internos e externos da genitália feminina. Por conta disso, está mais exposto ao risco de doenças e alterações relacionadas ao ato sexual.

Sendo de vital importância, conheça 6 curiosidades que toda mulher precisa saber sobre o colo de útero:

É possível sentir o colo do útero

Saiba que você pode sim sentir o colo do útero. Basta você inserir o dedo indicador na vagina com as mãos e unhas bem limpas. O colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa com um furo no meio. Essa ação não deve ser dolorida. Algumas pessoas conseguem sentir o colo do útero bem perto da entrada da vagina, logo que coloca o primeiro terço do dedo (a ponta). Quando isso acontece, se diz que o colo é ou está baixo. Para outras pessoas, é preciso colocar o dedo inteiro para alcançá-lo; neste caso, se diz que ele está alto – podendo estar tão alto a ponto de nem ser possível alcançá-lo com o dedo!

O colo do útero muda durante a gestação

Quando a mulher está grávida, o colo do útero tem mudanças em sua consistência, no tamanho e no volume. Além disso, a coloração fica arroxeada. Tudo isso acontece devido ao aumento da vascularização local, hipertrofia e hiperplasia das glândulas cervicais e pelo edema do colo uterino. Outras mudanças são o fechamento do orifício interno do útero até o fim da gestação.

O muco cervical é produzido dentro do colo do útero

Essa produção do muco cervical é intensa durante a janela fértil. Isso acontece porque esse muco possibilita tanto a sobrevivência de possíveis espermatozoides quanto a chegada destes até o útero e tubas uterinas, onde pode ocorrer a fecundação. Durante o período de infertilidade, outro tipo de muco é produzido no colo, formando um “tampão” nele para mantê-lo bem fechado e protegido, a fim de evitar que possíveis microorganismos não desejáveis possam chegar ao útero.


Exige cuidado na hora do sexo

Para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis e lesões nessa área tão sensível do corpo, o recomendado é usar preservativos. Além disso, caso você goste de utilizar brinquedinhos na hora “H”, lembre bem de higienizar o toy. Outra medida que você precisa tomar cuidado para cuidar do colo do útero, é ter atenção com os parceiros de pênis grandes, pois podem causar incômodo na região, então a penetração deve tem que ser feita de forma mais calma.

Papanicolau é um exame essencial

O Papanicolau deve ser realizado por todas as mulheres com vida sexual ativa que tenham entre 25 e 64 anos. O ideal é realizá-lo todos os anos. Esse exame verifica possíveis alterações, como lesões de HPV que podem migrar para um câncer. Outros exames recomendados são o exame pélvico, que consiste na avaliação com um espéculo; a colposcopia, capaz de detectar lesões anormais, e a biópsia, que analisa uma pequena amostra de tecido caso células anormais sejam detectadas no papanicolau.. O IMPARCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre