Mais de 50 cidades do Maranhão já cancelaram oficialmente as festividades carnavalescas deste ano, por conta da pandemia de Covid-19. As decisões municipais seguem o Decreto Estadual Nº 36.462, de 22 de janeiro de 2021, que proíbe qualquer comemoração, em ambiente público ou privado, do feriado de Carnaval.

Leia também: Intensificada higienização de terminais e ônibus da capital

De acordo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), 58 cidades maranhenses já publicaram resoluções confirmando a suspensão das atividades carnavalescas. Veja a lista completa:

Ainda segundo a FAMEM, a lista pode ser maior, já que alguns municípios não divulgaram decreto, mas devem agir em conformidade com as recomendações do Estado. Nesta quinta-feira (11), a Defensoria Pública do Estado determinou a suspensão de festas e apresentações musicais em bares e restaurantes em todo o Maranhão, por 7 dias, a partir de hoje (12).

Em São Luís, o prefeito Eduardo Braide manteve o funcionalismo público municipal nos dias de 15, 16 e 17 de fevereiro, sem ponto facultativo ou feriado. Essa é uma das medidas adotadas pela gestão para coibir aglomerações no período festivo.

Blitz de fiscalização

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh)equipes da Blitz Urbana estarão fiscalizando casas de eventos, bares e bairros a partir desta sexta-feira (12).

Serão 12 grupos diários e quatro viaturas da Blitz Urbana em atuação, juntamente com as secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Meio Ambiente (Semmam). Os agentes irão circular por áreas estratégicas da cidade para impedir a realização de qualquer evento.

Os locais com festas clandestinas serão interditados e os responsáveis serão notificados e conduzidos à Delegacia de Polícia pelas equipes da Blitz Urbana.