As ligações que você recebe e desligaram na sua cara, estão relacionadas a um um sistema de telemarketing que quer atingir o maior número de pessoas. O sistema está programado para ligar para toda a base, ou seja, ele acaba discando para vários números ao mesmo tempo. O programa liga para contatos de uma lista pré-definida — seja para cobrança ou venda de produtos. Quando você atende, a chamada é direcionada a um atendente.
Para ter maior eficiência, muitas empresas ligam para vários números ao mesmo tempo. Desta forma, os profissionais de telemarketing têm pouco tempo ocioso e, enquanto falam com a pessoa que atendeu primeiro, ignoram os outros. Porém, com o volume maior de ligações para poucos atendentes resultam em uma grande quantidade de pessoas recebendo ligações mudas, que deixam o consumidor com a sensação de que bateram o telefone na cara dele.
O que fazer para bloquear as chamadas?
Existem várias maneiras de bloquear os números que te ligam e não dizem nada. A primeira arma contra o problema é seu próprio celular. Muitos modelos já possuem nativamente sistemas de bloqueio de chamadas. O problema é que você precisa cadastrar número por número.
Veja como fazer:
- Entre no app de Telefone e clique para ver as ligações recebidas (no iPhone, vá em "Recentes")
- Ache o número que deseja bloquear e selecione o contato (ou clique em "i")
- Escolha o recurso para bloquear a pessoa que está ligando (isso pode variar conforme o modelo do celular. Ex: "Bloquear este chamador" ou "Bloquear/desbloquear número")
O bloqueio pode ser feito também por apps que já fazem isso por você. Existem alguns que conseguem até identificar quem está ligando, mesmo que o número seja desconhecido — a exemplo do Hiya, disponível para iOS e Android. Só use aplicativos que estão nas lojas oficiais e pesquise a reputação do programa, porque já houve casos de apps que usavam dados sem autorização ou transmitiam vírus.
Várias queixas de você
Mesmo que essas empresas tenham à sua disposição tecnologias capazes de selecionar melhor o perfil dos clientes e, assim, fazer chamadas mais direcionadas a quem possivelmente gostaria de recebê-las, esse é um problema recorrente.
A taxa de abandono, que delimita a quantidade de ligações perdidas em decorrência de filas no atendimento, e consequentemente as queixas são altas. No Brasil, não há regras que regulamentem o limite de taxa de abandono.
Mas aqui não é terra de ninguém. Há outras leis e normas que defendem o consumidor de ser importunado por ligações excessivas de telemarketing. Tem até gente que já ganhou causa na justiça, por danos morais, por causa dessas ligações.
Se faça ouvir
Anatel garante a possibilidade de cancelamento de publicidade das operadoras de telefonia móvel. Em 2019, o órgão lançou um sistema próprio de bloqueio de telemarketing: o "Não me perturbe". O cadastro contra ligações indesejadas é gratuito, tem abrangência nacional e mira as empresas de telefonia, TV por assinatura e internet.
Se você cadastrar seu número no site e elas têm até um mês para nunca mais te incomodar —ligações de cobrança ou relacionadas a questões de ordem técnica continuam sendo permitidas. Caso contrário, correm o risco de serem multadas em até R$ 50 milhões.
Vale também fazer uma denúncia no Procon do seu estado. Além disso, você também pode reclamar na ouvidoria da própria empresa. No geral, esse recurso é eficaz, porque normalmente toda manifestação que chega até eles precisa ser analisada até o fim.
DOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre