JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

terça-feira, 6 de julho de 2021

TE CUIDA! Aneurisma cerebral: descubra causas e prevenção

 

O quadro clínico típico é uma dor de cabeça súbita e extremamente forte

Terça-Feira, 06/07/2021, 17:04 - Atualizado em 06/07/2021, 17:03 -  Autor: Com informações de assessoria

   

A doença é responsável pela morte de 6,5 mil pessoas por ano
 A doença é responsável pela morte de 6,5 mil pessoas por ano | Foto: Reprodução.

A doença está diretamente ligada à hipertensão, e seu rompimento também está associado ao tabagismo. O quadro é responsável pela morte de 6,5 mil pessoas por ano. Segundo dados do Ministério da Saúde, o maior número de vítimas está na Região Sudeste, seguida pela Região Sul, Centro-Oeste e Norte.

Segundo o Neurologista e Neurorradiologista Intervencionista HC/USP, Antônio de Matos, vários fatores podem contribuir para o enfraquecimento de uma parede arterial, levando ao aumento do risco de aneurisma cerebral. ”O cigarro, o abuso do álcool, o uso de drogas, a predisposição familiar e não controle da pressão arterial são causadores do aneurisma cerebral. O adulto é mais propenso à doença do que uma criança, assim como a incidência do aneurisma nas mulheres é maior que nos homens, especialmente, após a menopausa.”

Neurologista e Neurorradiologista, Dr. Antônio de Matos
Neurologista e Neurorradiologista, Dr. Antônio de Matos Arquivo/Pessoal
 A complicação mais frequente do aneurisma é a hemorragia. Uma súbita dor de cabeça, náuseas, vômito, dor nos olhos, pescoço rígido, confusão mental, são alguns sintomas que indicam que algo não vai bem.

O ideal é que o aneurisma seja detectado precocemente, o que raramente acontece, pois os exames não estão incluídos na rotina dos check-up. “De qualquer forma, é sempre bom ressaltar que uma súbita, forte ou constante dor de cabeça é sinal de alerta. O paciente não deve protelar para ir ao neurologista e que exercícios físicos e alimentação saudável e equilibrada são fortes medidas de prevenção a muitos males, incluindo, o aneurisma cerebral"

DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre