JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA"PL da Grilagem" é aprovada na Câmara dos Deputados.


A proposição trata da regularização fundiária das invasões em terras da União ou do Incra

Terça-Feira, 03/08/2021, 20:48 - Atualizado em 03/08/2021, 21:08 -  Autor: FOLHAPRESS

   

Oposição acredita que PL tem relação direta com desmatamento e permitirá legalização de áreas griladas.
 Oposição acredita que PL tem relação direta com desmatamento e permitirá legalização de áreas griladas. | MST/Divulgação

O texto determina que órgãos e as entidades consultados se manifestarão sobre eventual interesse na área a ser regularizada no prazo de 60 dias. Caso isso não aconteça, será presumido que não há oposição quanto à regularização. O projeto permite que a terra seja utilizada como garantia para empréstimos relacionados à atividade a que se destina o imóvel.

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) criticou a aprovação do texto. "Um absurdo. Abre a Amazônia para um intenso processo de ocupação. As taxas de desmatamento aumentarão significativamente", afirmou.

Líder do PSOL na Câmara, a deputada Talíria Petrone (RJ) afirmou que a Câmara não precisava acelerar as regularizações. "Precisamos, sim, é de investimento no Incra, em órgãos públicos que estão aí para fazer esse serviço. O que está em jogo aqui é a destruição das florestas, da natureza e dos povos indígenas."

Única representante indígena no Congresso, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) disse que o projeto pode enfraquecer as salvaguardas necessárias à política de regularização fundiária. "Nós estamos numa situação em que o Brasil precisa melhorar a imagem, ter uma imagem de salvaguarda, não uma insegurança jurídica", disse. "Existe uma legislação já que fala da regularização fundiária, deve prover pelo avanço e não pelo retrocesso. Ela pode, sim, fragilizar a proteção ambiental."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre