Ciro Gomes
Ciro Gomes (1957) é um político, advogado e professor universitário brasileiro. Foi Deputado Estadual, Prefeito de Fortaleza, Governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional. É candidato à Presidência do Brasil em 2018.
Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, no dia 6 de novembro de 1957. Filho do cearense e defensor público José Euclides Ferreira Gomes e da professora paulista Maria José Santos. Com 4 anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Sobral no Ceará.
Ciro Gomes iniciou seus estudos na cidade de Sobral e depois em Fortaleza. Em 1979 formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Durante o curso universitário militou no Movimento Estudantil e disputou as eleições da UNE concorrendo para vice-presidente. Depois de formado, retornou para a cidade de Sobral, quando foi nomeado procurador, época em que seu pai era prefeito da cidade. Nessa época, lecionou em universidades locais.
Deputado Estadual (1983-1988)
Em 1982, Ciro Gomes foi eleito Deputado Estadual pelo PDS. Em 1983 filiou-se ao PMDB. Em 1986 foi reeleito para o segundo mandato. Nessa época, apoiou o candidato Tasso Jereissati para o governo do estado com o objetivo de acabar com o coronelismo da região. Foi líder do governo na Assembleia. Criou a primeira comissão de Meio Ambiente de uma Assembleia Legislativa no Brasil.
Prefeito de Fortaleza (1988-1990)
Em 1987, Ciro Gomes concorreu às eleições para prefeito de Fortaleza. Em 1988, ao assumir a prefeitura iniciou uma reforma fiscal que organizou as contas públicas da cidade que deixou de ser deficitária. Segundo a Datafolha e o Ibope, Ciro foi o prefeito mais popular do país.
Governador do Ceará (1991-1994)
Depois de 15 meses na prefeitura de Fortaleza, Ciro Gomes deixou o cargo para se candidatar ao Governo do Estado pelo PSDB, partido recém-criado. Foi eleito com 56% dos votos. Iniciou um trabalho de incentivo à criação da micro e da pequena empresa, reduziu a máquina administrativa, aumentou a arrecadação do Estado combatendo a sonegação, investiu na saúde e na educação. A maior parte das secretarias de governo foi entregue a técnicos. Pela redução da mortalidade infantil no Ceará, Ciro recebeu em 1993, em Nova Iorque, o Maurice Pate, Prêmio Mundial do UNICEF. Nesse mesmo ano, construiu o Canal do Trabalhador, obra de quase 120 km que livrou Fortaleza do colapso do fornecimento de água.
Ministro da Fazenda (1994-1996)
Em setembro de 1994, Ciro Gomes assumiu o Ministério da Fazenda, na presidência de Itamar Franco. Nesse período, participou da implantação e estabilização do Plano Real.
Estudo em Harvard
Em 1995, Ciro candidatou-se para duas posições na Universidade de Harvard: Visiting Scholar na Law School de Harvard e Fellw no Center for International Affairs. Depois de ser aceito em ambos ele optou por ser Visiting Scholar na Harvard Law Scholl.
Candidatura a Presidente (1998 e 2002)
Já filiado ao PPS, Ciro Gomes concorreu à Presidência do Brasil ao lado de Fernando Henrique, que concorria à reeleição, e Luís Inácio. Fernando Henrique foi eleito e Ciro ficou em terceiro lugar. Em 2002, concorreu pela segunda vez à eleição presidencial, pelo PPS, mas ficou em quarto lugar, atrás de Luís Inácio, José Serra e Garotinho.
Ministro da Integração Nacional (2003-2006)
Em 2003, Ciro Gomes foi convidado para assumir o Ministério da Integração Nacional, na presidência de Luís Inácio. Tentou revitalizar a SUDENE e a SUDAM, e avançou com os trabalhos para a transposição do rio São Francisco.
Deputado Federal (2006-2010)
Em março de 2006, Ciro Gomes renunciou ao cargo de ministro para concorrer à Câmara dos Deputados, pelo PSB. Foi eleito o deputado federal mais votado no país. Integrou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Ciro defendeu a prorrogação do CPMF, o Programa de Aceleração do crescimento e a Transposição do rio São Francisco. Quando deixou o cargo, em 2010, Ciro recusou mais uma aposentadoria que teria direito, como fez quando deixou a prefeitura e o governo.
Secretaria da Saúde do Ceará (2013-2015)
Em setembro de 2013, Ciro Gomes assumiu a Secretaria de Saúde do Ceará, nomeado por seu irmão Cid Gomes, então Governador do Ceará. Com o término do governo de Cid Gomes, Ciro continuou com a mesma função no governo de Camilo Santana.
Candidato a Presidente (2018)
Ciro Gomes é candidato a Presidente do Brasil pelo PDT, com sua candidatura lançada oficialmente, na sede do partido, em Brasília, no dia 8 de março de 2018.
Família
Entre 1983 e 1999 Ciro Gomes foi casado com a política e pedagoga Patrícia Saboya, com quem teve dois filhos. Entre 1999 e 2011 Ciro Gomes foi casado com a atriz Patrícia Pillar. Em 2013 iniciou o relacionamento com Zara Castro, com quem teve um filho em 2015.
Obras de Ciro Gomes
- No País dos Conflitos (1994)
- O Próximo Passo - Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1996) (Uma parceria com Roberto Mangabeira Unger)
- Um Desafio Chamado Brasil (2002)
RESUMO DA BIOGRAFIA DE CIRO GOMES
Ocupação Político brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre