JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

REPÚBLICA EM CRISE Barroso diz que Bolsonaro é 'farsante' e fala sobre 'fiasco'


Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso reagiu aos discursos golpistas do presidente Jair Bolsonaro no 7 de Setembro

Quinta-Feira, 09/09/2021, 15:59 - Atualizado em 09/09/2021, 15:59 -  Autor: FOLHAPRESS

   

Ministro ainda disse que "populismo" busca culpados para o "fiasco"
 Ministro ainda disse que "populismo" busca culpados para o "fiasco" | Fabio Rodrigues Pozzebomn/Agência Brasil.

A atual crise institucional, patrocinada por Bolsonaro, teve início quando o presidente disse que as eleições de 2022 somente seriam realizadas com a implementação do sistema do voto impresso -essa proposta já ter sido derrubada pelo Congresso.

Ataques ao sistema eleitoral e à urna eletrônica fazem parte da retórica do presidente Jair Bolsonaro desde a campanha. Na véspera do pleito, em outubro de 2018, ele afirmou que só perderia se houvesse fraude.

"Isso só pode acontecer por fraude, não por voto, estou convencido", disse em live em outubro de 2018.

As acusações infundadas se mantiveram mesmo depois de eleito. Em março de 2020, Bolsonaro disse que teria vencido a eleição ainda no primeiro turno, porém nunca apresentou nenhuma prova disso.

Até hoje, não há evidências de que tenham ocorrido fraudes em eleições com uso da urna eletrônica. A urna possui diferentes medidas de segurança e de auditoria.

Independentemente disso, há especialistas que defendem que o TSE deveria aumentar a transparência do sistema eleitoral e melhorar as possibilidades de auditoria das eleições. O problema, dizem eles, é que o debate técnico e sério acaba ofuscado pela desinformação e por mentiras.

 Autor: FOLHAPRESS

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre