
| Reprodução/Freepik
A doença conhecida como síndrome de Haff, popularmente chamada de "Urina Preta", tem causado preocupação após casos serem registrados no Amazonas e no oeste paraense. Uma morte foi confirmada em Santarém. A capital paraense também acendeu o alerta após a suspeita de um caso na cidade. Agora, uma terceira cidade no Pará investiga uma ocorrência do tipo.
O município tem um caso da doença sendo investigado, que já é a terceira notificação recebida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Mas, afinal, o que é doença de Haff ou “da urina preta”?
Por meio de nota, a Sespa informou que "...por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, três casos suspeitos da síndrome de Haff, sendo eles em Belém, Santarém e Trairão. A Sespa orienta os municípios a aumentar a atenção à inspeção sanitária dos locais de venda e sobre a importância do acondicionamento correto do pescado".
Entre os principais sintomas da doença estão dor muscular intensa na costa e membros inferiores e urina de cor escura. Caso apareça algum desses sintomas associados à ingestão de pescado em até 24 horas, o ideal é a busca de atendimento imediato na rede pública de saúde do município de Trairão.
Quanto ao consumo de pescado, a Sespa ressalta que a "proibição, liberação do consumo de pescado ou bloqueio é de responsabilidade de cada município".
- Autor: Com informações do Giro Portal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre