JU

https://www.facebook.com/tonyy.santos.5

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

PROTEÇÃO AOS POVOS INDÍGENAS STF dá prazo para Bolsonaro explicar situação dos Yanomami.


Rede Sustentabilidade solicitou ao STF que governo federal seja investigado criminalmente pela situação de abandono dos povos no contexto da pandemia da Covid-19

Quarta-Feira, 17/11/2021, 18:09 - Atualizado em 17/11/2021, 18:09 -  Autor: FOLHAPRESS 


Imagem ilustrativa da notícia: STF dá prazo para Bolsonaro explicar situação dos Yanomami
 | Agência Brasil

Além disso, o ministro do STF quer que o governo indique as providências adotadas, o nome e cargo das autoridades responsáveis pelas questões indígenas.

Na terça (16), a Rede Sustentabilidade enviou ao Supremo um pedido para que o governo federal seja investigado criminalmente pela situação. O partido também exigiu que seja fixada uma multa diária de R$ 100 mil, a ser cobrada do patrimônio pessoal dos agentes públicos responsáveis, caso os direitos dessa população continuem a ser desrespeitados.

A demanda da legenda foi encaminhada após uma reportagem do programa "Fantástico", da TV Globo, mostrar a situação de desnutrição de indígenas da etnia. Para a Rede, o governo federal desrespeita decisões anteriores da Corte.

Isso porque, em março, o STF já havia determinado que o governo federal deve adotar todas as medidas necessárias para frear a Covid-19 entre as pulações indígenas e que a União se comprometeu com o plano. Além disso, em maio, o ministro Barroso também exigiu que o governo adote "todas as medidas necessárias à proteção da vida, da saúde e da segurança das populações indígenas" das terras indígenas Yanomami, em Roraima, e Munduruku, no Pará, ambas invadidas por garimpeiros.

  Autor: FOLHAPRESS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por voce ter deixado seu comentario. volte sempre