Depois de meses pesquisando, lendo, escrevendo e formatando o trabalho de conclusão de curso ele está pronto para a entrega. Porém ainda há uma última etapa: a apresentação.

Para uma boa nota, além de um trabalho bem produzido, é necessário que a banca examinadora entenda e se impressione com sua apresentação.

Para ajudar nesse momento, separamos algumas dicas para arrasar na apresentação do TCC e conquistar a nota 10! Confira:

1 – Faça um roteiro da apresentação do seu trabalho:

Reprodução

Normalmente as apresentação de TCC são feitas por meio de slides, mas antes da preparação deles você precisa montar um roteiro prévio sobre o que irá falar.

Geralmente as apresentações tem duração de 20 minutos, então separe os tópicos a serem comentados de acordo com o tema. Algumas faculdades dão um modelo a ser seguido, porém caso não tenha, segue um modelo:

1. Identificação (10% do tempo);
2. Problema (10% do tempo);
3. Objetivo Geral (5% do tempo);
4. Objetivos Específicos (15% do tempo);
5. Hipótese (5% do tempo);
6. Metodologia (5% do tempo);
7. Resultados (40% do tempo);
8. Conclusão (10% do tempo).

Dessa forma, serão 8 tópicos para comentar durante 20 minutos. Logo, não será possível apresentar tudo, priorize apenas o mais importante.

 – Produção dos Slides:

Reprodução

O slide é para servir como um guia da apresentação, monte slides que sirvam para demonstrar coisas aos expectadores. A ideia é que os argumentos sejam validados com o conteúdo do slide.

  • Cores: fundos claros com letras escuras, ajuda o conteúdo ser visto de forma nítida e sem cansar a vista.
  • Tamanho da fonte: o conteúdo precisa ser visível de longe, a última pessoa da sua plateia precisa conseguir ler o que está escrito.
  • Use bullet points: transforme o conteúdo dos slides em tópicos, assim as pessoas prestam atenção em você, não no texto do slide.
  • Recursos Visuais: use fluxogramas, gráficos, fotos, ilustrações etc., , mas use-os de forma equilibrada e que agreguem informações ao texto;
  • 3 – Treine a apresentação:

    Reprodução

    Depois dos slides prontos, é hora de treinar a apresentação. Mas lembre-se: os slides são feitos para expectadores e não para você. Sendo assim, não leia os slides, isso demonstraria insegurança e despreparo, reduzindo consideravelmente sua nota.

    Então, simule as apresentações. Treine olhando para o espelho, se puder filme-se apresentando. Isso ajudará a decorar o texto, a corrigir falhas e trazer segurança.

    Depois, apresente para outras pessoas e veja se elas entendem o que você está apresentando.

  • 4 – Apresentação:

    Reprodução

    O momento da apresentação chegou e mesmo com a tensão natural, fale de forma pausada, em tom de voz firme e adequado, evitando brincadeiras, gírias e usando corretamente a língua portuguesa.

    A apresentação de TCC é um momento formal. Isso deve se traduzir na sua imagem e em suas atitudes, aja de forma equilibrada, neutra, evitando gesticular ou movimentar-se exageradamente de um lado para o outro da sala.

    Evite olhar exclusivamente para algum membro da banca. Em seus treinos anteriores ao grande dia, exercite olhar para uma plateia imaginária enquanto fala, e bote isso em prática para garantir uma ótima apresentação de TCC.

    Para finalizar, a roupa para apresentar o TCC deve ter cores discretas e sóbrias, escolha uma roupa leve e confortável, porém formal. O IMPRCIAL