Especialista dá dicas infalíveis – e nada clichês – para quem quer ter sucesso com vendas no Instagram
Com o e-commerce mais aquecido do que nunca, em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, o que mais tem são empreendedores buscando espaço nas redes sociais para se reinventar e conseguir manter a renda de antes da crise. É difícil, o momento exige paciências, mas também ação. Mas atenção! Se você abrir uma conta no Instagram pensando que terá sucesso só em saber usar corretamente as ferramentas que a plataforma oferece, como as hashtags e os stories, por exemplo, cuidado!
A comunicadora Débora Alcântara, que é especialista em marketing digital e Top Voice LinkedIN, reúne aqui outros erros básicos que quase toda pessoa comete no Instagram. Ao lado das duas irmãs, Débora é idealizadora da página Efeito Orna (@efeitoorna), que dá dicas diárias gratuitas de marketing digital e negócios. Nesta lista breve, a expert apresenta dicas nada clichês que vão lhe fazer repensar a forma como você tem atuado nas redes sociais.
Não fazer o que tem que ser feito fora do Instagram
As pessoas focam tanto no Instagram que elas esquecem de algo tão básico e fundamental. E o que tem que fazer? Simples: prestar o melhor, serviço, criar o melhor produto, falar com seus clientes, falar com seus fornecedores. Tem que agir! Não adianta oferecer algo no Instagram se você não cuida do que realmente será entregue ao cliente. Isso vai se referir, automaticamente, nas redes sociais.
Ter pressa com número de seguidores e outras métricas
Tem muita gente que abre a conta comercial no Instagram já focando em crescimento numérico, número de seguidores, entre outras métricas da plataforma. Os vídeos mais assistidos, a maior atração é “Como crescer instantaneamente” ou “Como aumentar rapidamente meu número de seguidores”, etc. Essas pessoas não têm paciência e isso é um erro, pois não é o que vai medir o seu crescimento sólido. O que você precisa amar na jornada empreendedora e no desenvolvimento de um projeto é o processo em si, de como as coisas acontecem. E as coisas acontecem de forma lenta, na maioria das vezes.
Você prefere ter milhões de seguidores e isso não lhe dar milhões de reais, ou você prefere ter algumas centenas de seguidores e fazer sim milhões de reais? Isso é possível, com uma comunidade forte e conseguir monetizar tudo isso, com consistência, porque você construiu isso sem focar em números, mas em pessoas e suas realizações. Entenda o processo, tenha paciência, não compare a sua jornada à de outra pessoa, pois as coisas acontecem de forma diferente.
Investir no que você não gosta ou não domina
Às vezes, as pessoas estão tão focadas em ganhar seguidores ou em ganhar dinheiro que elas não avaliam aquilo com o qual elas realmente têm prazer. Um exemplo: o mercado de pet shops está em alta no Brasil,então a pessoa vai lá e investe nisso, mesmo sem gostar ou entender de animais. Não vai dar certo! Você vai se frustrar e isso não vai lhe levar a lugar nenhum. Você tem que ter afinidade com o negócio e com a área que você escolheu.
Perder-se em críticas de leigos na sua área ou no seu negócio
Especialmente no início de um empreendimento, as pessoas gostam de ouvir o que estão achando, as opiniões, as impressões, mas cuidado! Não deixe as pessoas que não entendem o que você faz, não sabem o que você está fazendo, abalem você com qualquer comentário. Nem todo mundo consegue compreender o seu projeto, temos diferentes visões de mundo. Nós fomos criados em moldes pra gente entrar nos padrões, então você vai lá e quebra paradigmas, mas você não pode querer que todo mundo esteja nessa mesma página. A sua jornada, as suas perdas, o que você vai ganhar é tudo muito peculiar.
O que acontece, às vezes, é que você não comunica bem o que você quer passar. Uma crítica dessa pode lhe ajudar a perceber que você não está se comunicando bem, não está transmitindo o que você quer passar. Pegue os comentários “ruins” e transforme-os em resultado, em entrega, pode ser um esclarecimento simples, mas que ajuda no processo de comunicação. Use filtros! Aproveite as sugestões e indicações de quem já teve uma jornada parecida com a sua.
Não aceitar as próprias falhas
Todo mundo erra, inclusive você. Pode ser desde um erro gramatical, ortográfico ou de digitação, por exemplo, até erros maiores. Sempre haverá alguém para apontar a sua falha, isso é normal, as pessoas são assim, e a gente tende a não aceitar as nossas falhas. Só que você precisa aceitar. Você está se arriscando, é você quem está tentando, é quem está dando a cara a bater. Tem gente que nem tenta! Às vezes, a gente se tortura, é muito difícil. A gente gostaria de ser perfeito, de agradar o outro. Mas o ideal é abraçar a própria imperfeição e cuidar dela, para que você melhore sempre. Só evolui quem se permite errar e se perdoa, para aceitar o erro e não errar mais.
Desistir na primeira tentativa
Em época de imediatismo, a gente quer que tudo dê certo o quanto antes, que os likes cheguem rápido, os seguidores apareçam rápido. Mas tudo é construído com o tempo. Vai fazer um “ao vivo” no Instagram e tem medo de floppar (não ter audiência)? Tudo começa com o primeiro passo, encare o início como um treino. Mas se você quer ter uma audiência considerável logo no início, vá atrás! Convide seus amigos, sua família. As pessoas não sabem do que se trata, você tem que dar conhecimento a elas.
Nada acontece de um jeito fácil e nem sempre você vai gostar de tudo o que vai precisar fazer, como gravar vídeos, falar em público, entrar ao vivo, etc. Pesquise, aprofunde-se nesse conteúdo, tenha determinação e “sangue no olho”, não fique só no conteúdo, parta pra ação e não desista na primeira vez!
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