Há quem diga que o aplicativo de conversas WhatsApp revolucionou a forma como as pessoas se comunicam a distância. Hoje em dia é difícil achar alguém que não possua esse aplicativo em seu smartphone. Seja para jogar conversa fora com amigos, resolve problemas ou até mesmo trabalhar, o aplicativo ajuda muito.

E para quem é empreendedor, que tal trazer a sua empresa para um ambiente em que todos estão? Essa é uma boa estratégia que muitos empreendedores e microempreendedores adotaram para chamar a clientela e melhor atender o cliente. Tudo isso de uma maneira mais rápida e eficaz pelo WhatsApp Business.

Então de que maneira eu posso adotar essa ferramenta? A gente vai te explicar passo a passo. Confira!

Passo 1: Baixar o aplicativo

O app do WhatsApp Business pode ser encontrado para Android ou iOS, nas respectivas lojas de aplicativos de cada sistema operacional.

Passo 2: Permissões do app

Abra o aplicativo baixado e aceite os termos e condições para o seu uso. Em seguida, permita que ele acesse seus contatos, fotos e arquivos.

Afinal, você precisa ser capaz de buscar seus contatos em uma lista para iniciar conversas, além de enviar materiais para eles, como imagens promocionais armazenadas no seu dispositivo, vídeos gravados por você ou até mesmo áudios.

Passo 3: Inserir o número de telefone

Este é o momento de decidir qual número será atrelado a essa conta. Lembre-se de que, para a conta comercial no Whatsapp, o telefone fixo é uma opção. Portanto, o contato da sua loja ou escritório pode ser o escolhido para representar essa conta.

Se você decidir vincular a ela um número de telefone que já é utilizado no seu WhatsApp pessoal, é preciso fazer uma migração. O próprio aplicativo irá avisar que o telefone informado já está em uso e vai sugerir que ele seja transferido para o WhatsApp Business. Você precisa concordar com essa migração.

Em seguida, o app irá enviar para você um código de confirmação, via SMS ou ligação, para que você insira na tela e finalize o seu processo de cadastro. Feito isso, as suas mensagens do WhatsApp pessoal irão migrar para o comercial, e você não perderá o seu histórico.

Passo 4: Configurar o seu perfil

Como disse, o perfil comercial do WhatsApp dispõe de algumas informações a mais que você pode oferecer para o seu público.

O primeiro passo é inserir o nome da sua empresa e uma foto de perfil que, via de regra, costuma ser o seu logo. Em seguida, clique nos três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela.

No menu, selecione Configurações > Configurações da empresa > Perfil. Depois, adicione o endereço da sua empresa, a categoria do seu negócio, seu horário de atendimento, um endereço de e-mail para contato e o link para o seu site. Por fim, lembre-se de salvar essas informações lá em cima, no cabeçalho, na opção “Salvar”.

Passo 5: Respostas automáticas

As mensagens automáticas podem ser configuradas na sua conta comercial do WhatsApp para avisar aos seus clientes quando você está fora do seu horário de atendimento ou para dar as boas-vindas a novos consumidores.

Isso é útil para garantir que eles saibam o que esperar de você e quando serão atendidos.

    O IMPARCIAL