Coceira na região íntima, desconforto ao urinar podem ser sintomas de candidíase, uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que existe no corpo humano sem causar sérios danos. Porém há várias condições que funcionam como uma espécie de gatilho e favorecem o desenvolvimento desordenado desse microrganismo.

A doença pode ser causada por diversos fatores, dentre eles: estresse, uso de antibióticos e quedas de imunidade. A candidíase é uma infecção que pode ser transmitida por meio da relação sexual desprotegida, mas não é considerada uma IST. 

Há estudos que comprovam que uma a cada três mulheres tem sintomas da infecção. Pensando nisso, separamos três dicas de remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento da candidíase:

  • Chá de alecrim:

Com propriedades antifúngicas, o consumo da infusão do alecrim no combate e prevenção da infecção. Modo de fazer: separe 200 ml de água morna, adicione uma colher de sobremesa de alecrim e deixe abafado por cinco minutos. Após isso coe e beba.

Foto: Reprodução
  • Chá de poejo:

Essa infusão é mais indicada para os casos de candidíase oral, pois ajuda a combater a reprodução dos fungos. Para preparo utilize 1 colher de sopa de flores ou folhas de poejo picadas e 1 xícara de água fervente e abafe a infusão  por 15 minutos. Após isso, molhe uma gaze ou algodão e passe  chá na mucosa bucal 3 vezes ao dia.

Foto: Reprodução
  • Óleo de orégano:

O óleo vegetal possui propriedades antifúngicas graças ao carvacrol, essa substância também apresenta efeitos antioxidantes e antimicrobianos.

Como usar óleo de orégano? É simples! Misture 3 gotas do óleo com uma colher de sopa de azeite de oliva e aplique na região afetada. A outra dica é acrescentar 3 gotas do óleo em 200 ml de água e beber duas vezes ao dia.

Foto: Reprodução