Nem sempre a libido depende da atração sexual, de fantasias eróticas ou mesmo de um emocional favorável. A boa notícia é que a solução pode estar na mercearia ou mercadinho mais próximo. Isso porque alguns alimentos podem ser grandes aliados de quem quer aumentar o desejo sexual.

De acordo com a nutricionista Rosalina Duailibe, 37, uma alimentação saudável favorece o aumento da produção dos hormônios e da testosterona, que são dependentes de micronutrientes com boas fontes de gordura e zinco. “Para a melhora da libido, precisamos melhorar a saúde como um todo, e a nutrição é fundamental nesse processo. Não existe um cardápio ideal, mas sim alimentos que melhoram o processo fisiológico e metabólico quando consumidos regularmente”, orienta a especialista.

 

O Imparcial preparou uma listinha com 6 alimentos que aumentam o desejo sexual. Confira!

 

Abóbora  

Por ser rica em betacaroteno e zinco, a abóbora ajuda na liberação da testosterona entre homens e mulheres. O zinco tem uma atuação importante no funcionamento dos órgãos reprodutores. O consumo das sementes também pode auxiliar na liberação de neurotransmissores, como os famosos hormônios do prazer. A abóbora pode ser consumida em receitas de purês, tortas, saladas e doces.

Castanha de caju  

Esse alimento possui o precursor da serotonina: triptofano. Isso quer dizer que o consumo da castanha de caju também desperta os hormônios do prazer. Por ser composta por zinco, a castanha também ajuda na liberação da testosterona.

Goiaba  

A goiaba é um poderoso composto antioxidante por ser fonte de vitamina C. O seu consumo pode auxiliar o funcionamento das glândulas sexuais. Outro nutriente importante presente na fruta é o potássio. Além de inteira, a goiaba pode ser consumida em sucos, vitaminas, chás (com as folhas), doces e com outras receitas.

Cúrcuma  

Outra especiaria bem importante para quem deseja aumentar a libido é a cúrcuma. Ela ajuda a acelerar o metabolismo e a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, seu consumo pode estimular os hormônios do bem-estar, como a dopamina e serotonina.

Morango  

Além de ser considerado um fruto afrodisíaco por ‘provocar sentidos’, o morango possui os chamados flavonoides, que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e pode prevenir doenças. O alimento melhora, ainda, a circulação sanguínea.

Abacate  

A fruta detém grande gordura de boa qualidade – considerada amiga da libido, potássio, vitaminas do complexo B e ácido fólico que ajuda a dar mais energia. O abacate pode ser consumido inteiro, como vitamina, em saladas ou doces. O IMPARCIAL